Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/17 às 13h54 - Atualizado em 14/01/20 às 11h42

ArPDF encerra 1ª etapa de projeto que resgata a história rural do DF

 
O Arquivo Público do Distrito Federal finalizou esta semana a primeira etapa do projeto “Memórias de Pioneiros”, linha de pesquisa, “Brasília Rural”. Desde fevereiro de 2017 que bolsistas pesquisadores coordenados pelo historiador e Diretor de Pesquisa, Difusão e Acesso da instituição arquivística, Elias Manoel da Silva, vinham entrevistando pioneiros do campo que contribuíram com o surgimento da nova capital do país desde os anos 50.
 
Ao todo, foram recolhidos quase 80 depoimentos, memórias, recordações dos primeiros fazendeiros, agricultores, produtores de vinho, café, leite e grãos, enfim, trabalhadores de diversos segmentos da agricultura que aqui chegaram de diversas partes do país para tornar Brasília realidade a partir da lida no campo. Foram entrevistados também gestores pioneiros de instituições ligada à área rural de Brasília como Embrapa, Emater e cooperativas como a COOPA/DF.
 
Para o coordenador do projeto, Elias Manoel, essa iniciativa paga um dívida com a história de Brasília.
 
A última entrevista para o projeto “Brasília Rural” foi realizada na Fazenda Guariroba, localizada a menos de 50 km do Plano Piloto. Lá, ouvimos a experiência de vida e trabalho de um dos primeiros veterinários de Brasília nascido na recém-criada cidade, Emanoel Sampaio Scartezini. A propriedade da família, localizada entre Samambaia, Taguatinga e Ceilândia, é anterior à construção da cidade. A propriedade, em estilo colonial, foi arrendada 1964 pelo pai de Emanoel Scartezini, o senhor Manoel Sampaio Scartezini, médico pioneiro que chegou aqui em 1958.

 

Agora o projeto “Memórias de Pioneiros”, linha de pesquisa “Brasília Rural”, ganha novo rumo. No próximo mês começa a bateria de entrevistas com os pioneiros da área de saúde. É o que explica o coordenadora da iniciativa, Elias Manoel.

 
Acompanhe pelo Facebook, pelo Instagram e pelo site do Arquivo Público do DF, o passo a passo dessa nossa jornada em busca do resgate da história de Brasília. O resultado desse grande esforço por parte dos servidores do Arquivo Público em breve estará disponível para pesquisadores.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br