Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/12 às 11h43 - Atualizado em 13/12/18 às 17h21

ArPDF promove oficinas de Gestão Documental entre servidores do GDF

Iniciativa promovida pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) teve início este mês (09/10), com a abertura oficial das oficinas práticas de Gestão Documental, realizada no Palácio do Buriti. Os cursos, que serão realizados até dezembro deste ano em três cidades do Distrito Federal, Taguatinga, Paranoá e Guará, sempre as terças, quartas e quinta-feira, terá como objetivo capacitar funcionários e contribuir com a organização do acervo de documentos dos órgãos. Presente na cerimônia de abertura do evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa destacou a importância do ato. Para ele, a iniciativa de começar o curso partiu da necessidade de construir um sistema de arquivos bem mais integrado.
“A organização dos arquivos públicos é de muita responsabilidade, pois são documentos que devem ser zelados, e os órgãos precisam estar cientes da importância disso. A Casa Civil dará todo apoio possível”, defendeu.
Já o superintendente do ArPDF, Gustavo Chauvet, destacou a importância de algumas ações que teve como ponto estratégico, a visita personalizada de uma equipe da Coordenação de Gestão Documental do órgão, a todas as regionais administrativas para convidar e firmar parcerias para a execução dessas oficinas.
“Isso mostra a importância que o governo está dando aos arquivos públicos, que fazem parte da memória do DF. A tarefa do GDF é ajudar a gerenciar esses documentos, e com o apoio do curso, colocar o Distrito Federal em outro patamar”, esclareceu o gestor.
Um dos destaques do encontro foi a presença do especialista em arquivo e documentação, Renato Tarcisio Barbosa. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (UnB), o acadêmico ministrou uma pequena palestra onde salientou a importância de manter um arquivo organizado.
“Um arquivo organizado é sinônimo de organização e isso significa que vou trabalhar menos”, brincou.
Outro objetivo com a medida será o desenvolvimento do Sistema de Arquivos do Distrito Federal (Siard-DF).
Curso – Por uma questão logística, as oficinas serão realizadas em três localidades diferentes: Taguatinga, Paranoá e Guará, reunindo servidores, chefes de protocolos e arquivos de cerca de 10 administrações de cada uma das regiões próximas às três regiões administrativas eleitas como sede do encontro. Os servidores das administrações serão divididos em três grupos, com aulas uma vez na semana.
O curso irá durar até a primeira quinzena de dezembro, com temas sobre legislação arquivística, diagnósticos arquivístico, eliminação documental, classificação, arquivo permanente, preservação documental, Lei de Acesso à Informação, entre outros módulos, totalizando 100horas/aula.
“As administrações lidam com um volume de documentos muito grande, então eles precisam gerir de forma racional essa documentação. Por isso a necessidade de harmonizar essas ações”, afirmou a coordenadora de Gestão Documental do ArPDF, Rejane Canuto.
A expectativa, segundo Rejane Canuto, é que os cursos sejam expandidos para as demais secretarias e instituições do GDF no próximo ano.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br