Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 15h19 - Atualizado em 26/09/17 às 15h19

Brasília Palace Hotel

1. História Administrativa
Projetado por Oscar Niemeyer, o Brasília Palace Hotel utilizou em sua estrutura perfis metálicos importantes dos Estados Unidos. Na época essa técnica constitui em inovação tecnológica e esse projeto foi um dos ícones do modernismo experimentado na construção de Brasília.
A construção desse hotel foi prevista durante a etapa de planejamento para o Concurso do Plano Piloto e teve início no ano de 1957. Originalmente, o Brasília Palace Hotel era denominado Hotel de Turismo. A partir de sua inauguração, em 30 de junho de 1958, a empresa Prudência de Grandes Hotéis recebeu o direito de administrar o negócio.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap o manteve arrendado até a data de 5 de agosto de 1978, quando as suas instalações foram parcialmente destruídas por um incêndio que começou no terceiro andar do prédio. O sinistro acidente atingiu aproximadamente 135 apartamentos. Durante os 20 anos de sua existência, o hotel funcionou como um dos mais significativos pontos de encontro da vida social e política da nova capital. Lá, também, aconteceram diversas apresentações culturais.
 
2. História Arquivística e Conteúdo
O Fundo BPH é composto de documentos acumulados pela empresa Prudência de Grandes Hotéis S.A., arrendatária do prédio do hotel e de seus serviços. Possivelmente, houve perdas significativas de documentos ocasionados pelo incêndio que ocorreu nesse Hotel ou, ainda, pelo acondicionamento posterior inadequado. O recolhimento da documentação do Brasília Palace Hotel foi realizado entre julho de 1990 e abril de 1991.
Parte do fundo encontrava-se sob a guarda do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do DF – DEPHA, e o restante, sob a guarda da Companha Imobiliária de Brasília – Terracap. A Terracap ficou com a guarda desses documentos por um período superior a dez anos. Foi recolhido ao Arquivo Público do Distrito Federal em abril de 1991.
 * Registro do cantor Odair José como hóspede do Brasília Palace Hotel. Brasília, 1975.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br