Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/12 às 11h48 - Atualizado em 13/12/18 às 17h21

Documentos do ArPDF fomentam projeto acadêmico

Os primeiros palácios de Brasília reconstituído por arquiteto da Câmara dos Deputados

A reconstituição do processo de criação dos quatros primeiros palácios construídos para a inauguração de Brasília, feitas pelo arquiteto, Elcio Gomes da Silva, num primoroso trabalho de tese de doutorado defendido na UnB, no início deste ano, foi apresentado, na última terça-feira (04), ao superintendente do Arquivo Público, Gustavo Chauvet. Participou também do encontro o Coordenador de Arquivo Histórico do órgão, Wilson Vieira Jr.

Ao todo, são dois volumes de mais de 1200 páginas recheados de descrições detalhadas dos primeiros traços, rascunhos e rabiscos arquitetônicos que levaram ao projeto definitivo dos palácios da Alvorada, do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

“Traçar este perfil foi o grande mote desse projeto”, contou Elcio Gomes, arquiteto de prancheta e pesquisador acadêmico.

Para fundamentar sua pesquisa, Elcio Gomes passou cinco anos vasculhando o rico acervo do Arquivo Público, mais precisamente os fundos da NOVACAP. A experiência lhe despertou mais ainda a importância do Arquivo Público do DF como o grande órgão de memória da cidade.

“O ArPDF tem um rico material referente aos projetos arquitetônicos desses prédios, não apenas fotos e desenhos, mas também documentos processuais”, destacou Elcio Gomes, que é arquiteto da Câmara dos Deputados. “Com certeza é um espaço que tem que ser visto e pensado com mais atenção pelas autoridades porque é um poço de riqueza de informações”, emendou.

Para o superintendente do Arquivo Público, Gustavo Chauvet, trabalhos criteriosos como esse, apresentado por Elcio Gomes, só vem reforçar a necessidade de formação de um corpo técnico e científico de mestres e doutores que possam dialogar com a verdadeira função da instituição, que é o de preservar e garantir a proteção da memória da cidade em todos os seus segmentos.

“As nossas fotos com certeza conversam com os textos que o Elcio escreveu sobre esses os quatro palácios pioneiros da cidade, esse tipo de troca é sempre saudável”, salientou Chauvet.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br