Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 15h25 - Atualizado em 26/09/17 às 15h25

Fundo Ecilda Ramos

1. Biografia
Ecilda Ramos de Souza, educadora, fundadora e Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A professora Ecilda chegou em Brasília em 1960, para assumir o cargo em concurso público para Magistério Educacional do Distrito Federal. Em 1963, foi nomeada pelo Presidente da República para o cargo de Técnico de Educação, no Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Meses depois foi nomeada como Diretora do Departamento de Ensino Médio da FEDF, acumulando os dois cargos até julho de 1964. Em 1966, após o curso para Auditores do Plano Nacional de Educação, tendo sob sua responsabilidade liderar a equipe que construiu a Secretaria-Executiva do FNDE.
Como reconhecimento pelo resultado alcançado, em outubro de 1969, na primeira reunião do Conselho Deliberativo, a professora Ecilda Ramos foi escolhida, por unanimidade, secretária-executiva do novo órgão. Na longa trajetória como dirigente do FNDE (22/11/1966 a 25/3/1985), trabalhou com nove ministros da Educação, projetou a autarquia como importante organismo de financiamento da educação em todos os níveis de ensino.
Em 1985, foi designada chefe da Assessoria de Apoio à Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CBPq). Três anos depois, em 1988, iniciou o Curso de Formação em Políticas Públicas e Gestão Governamental da ENAP e, em 1990, foi nomeada para carreira de especialista na Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).
Após longa e dolorosa enfermidade, em 1997, Ecilda falece e marca para sempre uma história de muitas conquistas.
2. História Arquivística e Conteúdo
Em atendimento ao pedido do então Diretor do Teatro Claudio Santoro, em julho de 2007, foi solicitado à Diretoria de Gestão Documental do Arquivo Público do Distrito Federal a análise da possibilidade de recolhimento do acervo aquirvístico da senhora Ecilda Ramos.
Em visita realizada pela equipe do ArPDF, constatou-se a existência do acervo contendo correspondências, anotações pessoais sobre pesquisas e projetos, recortes de jornais relativos às atividades desenvolvidas por Ecilda Ramos, tal como apresentações em palestras, seminários, eventos e documentos pessoais.
O recolhimento do Fundo foi feito em 2007. Dois anos depois, em 2009, foi desenvolvido Inventário preliminar com o intuito de conhecer mais, detalhadamente, a documentação doada ao Arquivo Público que compreende, entre outras coisas, de documentos relativos às atividades como educadora nos primeiros anos do Sistema Educacional de Brasília.
Também documentos referentes à sua vida profissional e pessoal, assim como textos de cursos e relatórios da Enap, estudos de diversos autores, além de recortes de jornais sobre educação, candidatos presidenciais, economia, administração e cultura. Entre os documentos recolhidos pelo ArPDF estão ainda programas de cursos, documentos da Fundação Pró-Memória, Programa do Encontro Nacional de Política Cultura (1984), além de Instrução Normativa do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac e vasto material sobre a Lei Rouanet.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br