Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 15h22 - Atualizado em 26/09/17 às 15h22

Fundo Ernesto Silva

 

 

1. Biografia

Ernesto Silva nasceu em 17 de setembro d 1914 na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou ainda jovem na carreira militar pela Escola Veterinária do Exército, chegando, em 1961, ao posto de Coronel. Diplomou-se em 1946 em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, iniciando sua atuação profissional na área de pediatria.

Em 1954, ainda em suas funções militares, foi destacado para ocupar o cargo de secretário na Comissão de Localização da Nova Capital. Em 1956, foi nomeado presidente da Comissão de Planejamento da Construção e Mudança da Capital Federal, que viria a se transformar na Novacap.

Além de Diretor da Novacap, o pioneiro colecionou diversos títulos que marcaram sua trajetória de atuante preeminência em diversos setores sociais e culturais de Brasília, onde morou desde a fundação da cidade até a sua morte, em 2010.

Foi Fundador da Fundação Hospitalar de Brasília, membro efetivo do Conselho de Saúde de Brasília, presidente do Comitê de Cuidados Primários e Pediatria Comunitária da Sociedade Brasileira de Pediatria e Presidente da Aliança Francesa de Brasília.

 

 2. História Arquivística e Conteúdo

A primeira doação de documentos ao Arquivo Público do Distrito Federal ocorreu no ano de 1991, realizada pelo senhor Ernesto Silva que, naquela ocasião, doou diversos documentos do período da construção de Brasília. Após o seu falecimento, a viúva Sônia Souto Silva doou o acervo pessoal de Ernesto Silva ao Arquivo Público do Distrito Federal em junho de 2015. Esses documentos estavam na residência da família, em Brasília.

O Arquivo pessoal de Ernesto Silva é formado por documentos acumulados ao longo de sua vida, com destaque para os documentos sobre a construção de Brasília, como Memória sobre a mudança do Distrito Federal (1946), Mudança da Capital, problemas geopolíticos (1947), Plano Geral para mudança de equipamentos e bagagens (1959), entre outros. As fotografias retratam a infância, a vida acadêmica, a vida profissional e intelectual do pioneiro. No acervo doado, constam também medalhas, placas e quadros de exposição.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br