Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Guia dos caminhantes – carta n. 4 capitania de São Paulo

 

 Apresentação/Leitura paleográfica

 

 

 

 

Elaborado em desenho e aquarela, o “Guia dos Caminhantes” é fruto da cartografia setecentista e criado a fim de ajudar aos viajantes em seus deslocamentos pelas capitanias da América portuguesa, com maior detalhamento para a região das minas. Inicialmente, o “Guia dos Caminhantes” era composto por, no mínimo, 21 mapas, dos quais restam apenas 14.

 

Os mapas apresentam informações detalhadas dos caminhos a serem percorridos, o tempo aproximado da viagem, bem como oportunas recomendações para se fazer o trajeto em segurança. Este conjunto de mapas foi encomendado pelo Capitão Pedro Francisco de Castro ao pintor e ilustrador Anastásio de Sta. Anna, em 1817. Na apresentação do Guia, entre várias outras informações para o adequado uso dos mapas, o autor informa: “Se espera que esta obra será bem aceita, e gostoza, porque, não só descreve os Reinos e Províncias da America, especialmente do Brazil segundo o seu estado presente; senão também por dar notícias de muitos erros que seachão em alguns Mapas impreços do interior deste Estado; em seus Rios e desaguadouros, nas trocas dos nomes de suas Povoaçoens, e ainda em algumas Latitudes e Longitudes, dellas V.Sª. o que tudo os seus naturaes e caminhantes curiozos, acharão ao contrario: Os que mais aproveitarão desta obra são os moços, que com ainclinação natural de saber o que passa fora de sua terra, tem vivos desejos de ver o mundo; porem faltando-lhes para isso muitas vezes, já a saúde, já os meios acharão aqui a pouco custo, e trabalho, com que satisfazer seu nobre desejo, e curiosidade; Também será mui útil, para aquelas pessoas que costumão Ter suas correspondências, e comércios de huns, para outros lugares principalmente, para os donos de sítios e fazendas no Brasil, seus Procuradores, Feitores, e Famulos, calcularem suas viagens em caminhos. Para o Senhor Capitão Pedro Francisco de Castro. Deliniada, e illunada por Anastasio de Sta. Anna, o pardo Velho Pintor: Bahia, e ano de 1817.”

 

Como o intuito deste GUIA é abarcar a cartografia de Goiás apresentamos quatro mapas do “Guia dos Caminhantes” relacionados a esse tema.

 

Leitura paleográfica:

 

GUIA DE CAMINHANTES. Carta, 4ª. Capitania de S. Paulo; dividida pelo circolo pontedo de preto, e lavado de carmizim vivo, e grosso. Onde se mostra seus mais notaveis Rios; Sitios, Povoaçoens; Capitaes; Serras; Estradas; Caminhos; Para o Senhor Capitaõ Pedro Francisco de Castro. Deliniada, e Illuminada por Anastasio de S.ta Anna. Pintor.

Bahia, e Anno. 1816.

 

Referências:

 

1 – COSTA, Antônio Gilberto. Roteiro Prático de Cartografia: da América Portuguesa ao Brasil Império. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007.

Fonte – Biblioteca Nacional

Medidas – 53 cm × 75 cm

Data – 1816

Identificação no site BN – cart325616

Localização – n. CAM.04.003-4

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br