Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/12 às 11h26 - Atualizado em 13/12/18 às 17h21

Primeira etapa vencida

Cerimônia de encerramento das oficinas práticas ministradas pelo ArPDF, ao longo de três meses reuniu cerca de 70 servidoroes do GDF no Cruzeiro

Um grupo animado de servidores do GDF ligados à àrea de arquivo participou, na tarde de hoje (12), da cerimônia de encerramento do Curso de Gestão Documental promovido pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). O encontro aconteceu no Centro Cultural Rubem Valentim, no Cruzeiro, e contou com a presença de algumas autoridades e do superintendente do ArPDF, Gustavo Chauvet.

“O Arquivo Público não é de Brasília, é do Distrito Federal e iniciativas como essas promovidas pela nossa coordenação de pesquisas mostra como estamos dispostos e interessandos em atender a toda a comunidade”, destacou Chauvet.

Durante o evento foi entregue os certificados de conclusão das oficinas para cerca de 70 participantes de 30 regionais administrativas do DF. Logo em seguida representantes das Ras fizeram apresentações resumidas do que aprenderam ao longo de três meses de oficinas. “É uma ação interessente e de grande valia, sobretudo para gente que ainda não tem arquivo”, comentou Luciana Freitas, Gerente de Orçamentos do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal. “A experiência valeu até pela curiosidade de conhecer propostas já que logo vamos implantar nosso arquivo no órgão”, emendou.

Para Sílvio Ângelo, servidor do departamento de Recursos Humanos da Administração do Cruzeiro, a experiência adquirida ao longo dos três meses com a equipe de Coordenação de Arquivos do ArPDF não pode ser desperdiçada no dia-a-dia do trabalho. “Foram momentos enriquecedores, basta saber se tudo o que aprendemos será colocado em prática nas RAs”, observou.

Desde outubro deste ano que a equipe de Coordenação de Arquivos do ArPDF vem realizando, em três localidades do DF -Taguatinga, Paranoá e Guará -, oficinas com servidores da aérea de arquivo e protocolo. O objetivo da ação é a implantação do Sistema de Arquivos do Distrito Federal (SIARDF) em alguns órgãos do governo.

Ao longo de três meses foram ministradas cursos temáticos sobre legislação e arquivísticos, eliminação documental, classificação, arquivo permanente e preservação documental, entre outros, totalizando 100 horas-aula, conforme cronograma apresentado. Os encontros foram pontuados por exercícios e trabalhos.

“Foi uma ação importante porque esse tipo de capacitação com teoria e prática juntas é mais produtiva”, destacou a Coordenadora de Arquivos do ArPDF, Rejane Canuto.

A ideia é que no próximo ano os trabalhos de gestão documental promovidos pelo ArPDF sejam retomados em outras secretarias do GDF. “Algumas conversas estão em andamento, tudo indica que possamos fazer uma parceria com a secretaria de Educação”, antecipou Rejane Canuto.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br