Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/21 às 18h00 - Atualizado em 15/03/21 às 18h37

Superintendente do ArpDF recebe colunista do Correio Braziliense

Na última quinta-feira (11/03), o Arquivo Público do Distrito Federal teve a grata satisfação de receber, para uma entrevista, a visita de uma das jornalistas mais respeitadas de Brasília: Samanta Sallum.

A renomada profissional, cuja trajetória se encontra estreitamente entrelaçada com importantes coberturas sobre os últimos 20 anos da Capital Federal, já foi premiada com o prêmio Esso Regional de Jornalismo e com a importante menção honrosa Vladmir Herzog.

Além dos prêmios e reconhecimentos, também fez parte da administração distrital, ocupando o cargo de Secretária de Estado de Comunicação, o qual deixou para assumir a Subsecretaria de Comunicação, da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa de 2014.

Convidada a retornar ao jornal Correio Braziliense, onde já havia trabalhado por 12 anos, Samanta agora assina a coluna Capital S/A, que fala sobre empreendedorismo no DF.

Durante a entrevista feita com o Superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano – que, por sua vez, desenvolveu longa carreira na iniciativa privada – a renomada jornalista iniciou a entrevista perguntando sobre a história do Arquivo Público do GDF, que completou, no dia 14 de março, 36 anos de existência.

 

O superintendente explicou à Samanta que, por conta de sua experiência na esfera executiva, ele assumiu o primeiro plano estratégico plurianual desenvolvido para o ArPDF, bem como alguns dos seus projetos mais relevantes.

Focado na transformação digital, na inclusão, na preservação do acervo e na reaproximação com a população, o órgão tem buscado – e recebido – apoio técnico e financeiro junto a órgãos do Poder Executivo local e também de parlamentares distritais, a exemplo de Robério Negreiros, que destinou emendas para a modernização, manutenção e preservação do acervo.

 

Por último, o subsecretário falou à jornalista sobre os esforços do Arquivo para captar documentos de suma importância para a história da nossa capital, e que servirão de base para a realização de projetos importantes e inovadores do órgão para a população do DF.

A editora da Capital S/A é uma das maiores defensoras da divulgação da memória da Capital Federal. Ela e Márcia Zarur, outra importante jornalista, filha de Brasília, militam bravamente para transformar a visão que a população brasileira tem a respeito de nossa cidade, através do site Olhar Brasília e do movimento “Mexeu com Brasília, mexeu comigo”.

 

Além da alegria de receber Samanta, o Arquivo Público do Distrito Federal se sentiu duplamente gratificado por identificar que ambos – instituição e jornalista – compartilham dos mesmos interesses, paixões e visões: Brasília, sua história e sua gente!

Muito obrigado, Samanta!

 

Será um prazer imenso para o ArPDF poder compartilhar de outras tardes tão enriquecedoras como esta.

Até breve!

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br