Governo do Distrito Federal
11/02/22 às 12h13 - Atualizado em 11/02/22 às 13h52

Projeto de História Oral – Memória de Pioneiros

COMPARTILHAR

 

O Arquivo Público do Distrito Federal, desde sua criação – 1985 – preocupou-se em resgatar, por meio da “História Oral”, a perspectiva dos pioneiros que estiveram envolvidos no complexo processo que foi a construção, transferência e consolidação de Brasília como a capital de todos os brasileiros. Para isso, criou, em seu Departamento de Pesquisa, o Programa de História Oral.

 

Como fruto desse importante trabalho de pesquisa, entrevistou pessoas de todas as profissões que participaram, direta ou indiretamente, da construção e consolidação de Brasília, por meio de “Linhas de Pesquisa”: Memória da Construção, Memória Filmográfica, Memória Fotográfica, Política e Sociedade, Comunidade e Arte, Yvonne Jean, Brasília Palace Hotel. São operários, construtores, arquitetos, engenheiros, comerciantes, jornalistas, escritores, agrônomos, fotógrafos, etc, que aqui chegaram para dar impulso à construção e à economia da recém-fundada capital.

 

O objetivo primário da criação do Programa de História Oral foi ampliar os horizontes das informações contidas nos documentos oficiais sobre a construção de Brasília. Na prática, a ideia foi a de compreender e complementar o acervo textual do Arquivo Público do Distrito Federal. Desta forma, a maior parte dos depoimentos está relacionada aos acervos arquivísticos sob a guarda do órgão.

 

Os depoimentos do PROJETO DE HISTÓRIA ORAL – MEMÓRIA DE PIONEIROS, seguem esta tradição do Arquivo Público do Distrito Federal e tiveram a intenção de entrevistar pioneiros da área da saúde e na área rural, e que se caracterizavam pelo protagonismo no complexo processo de criação e consolidação dessas áreas específicas, a partir do início da construção de Brasília. Para execução desses objetivos foram criadas duas linhas de pesquisa: “Brasília Saúde” e “Brasília Rural”.

 

Ao produzir documentos “orais”, gravação de depoimentos, desejou-se ampliar os horizontes das informações contidas nos documentos textuais, iconográficos e cartográficos, principalmente os documentos sob custódia do Arquivo Público do Distrito Federal, e também responder à urgência dessa modalidade de pesquisa histórica tendo em vista que grande parte dos pioneiros estava em idade avançada, tornando urgente a iniciativa.

 

Para facilitar o acesso ao conteúdo das entrevistas, foram preparados dois instrumentos de pesquisas com uma exaustiva indexação temática das entrevistas. Diferente da apresentação usual de palavras chaves do conteúdo das entrevistas, a “indexação temática” produzida para os catálogos procura apresentar exaustivamente todos os temas abordados pelo entrevistado de forma cronológica. Dessa forma intencionamos facilitar o cotejamento da informação apresentada nos catálogos e o áudio das entrevistas.

 

  • PROJETO DE HISTÓRIA ORAL – MEMÓRIA DE PIONEIROS

Depoimentos Orais – Linha de Pesquisa “Brasília Rural” – CATÁLOGO

 

  • PROJETO DE HISTÓRIA ORAL – MEMÓRIA DE PIONEIROS

Depoimentos Orais – Linha de Pesquisa “Brasília Saúde” – CATÁLOGO

 

Os áudios estão disponíveis na biblioteca do Arquivo Público.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br